Sainte Chapelle – Paris

Posso dizer que foi a Igreja mais linda e impressionante que visitei. Ao contrário das Catedrais imensas da Europa, o que chama a atenção nessa Capela é realmente a beleza.

A Sainte Chapelle ou Capela Santa faz parte da Lista de Patrimônio Mundial da Unesco e está situada na Ile de la Cité, junto ao Palácio da Justiça, mas quando foi construída fazia parte do Palácio Real (Palais de La Cité), moradia da realeza até 1417. O Palácio todo foi destruído, ficando hoje apenas a Capela e a Conciergerie. (Leia aqui o Post da visita a Conciergerie)

Feita em dois andares, o primeiro era para uso de serviçais do Rei e soldados e o segundo, com acesso apenas pelo Palácio, era de prioridade do Rei, da Família Real e convidados nobres.saint-chapelle

Historia da Igreja St. Chapelle

Foi finalizada em 1248, construída em tempo recorde, cerca de 7 anos, por ordem do Rei Luis IX. Tinha um fim bem específico, o de abrigar as relíquias religiosas compradas do Imperador bizantino Balduíno II. E não eram quaisquer relíquias, era a coroa de espinhos da crucificação de Cristo e um pedaço da Santa Cruz, entre outras,  (reza a lenda).

O Rei queria transformar Paris na Nova Jerusalém, e trazer peregrinos de todos os lugares para a cidade. Acho que teve sucesso, pois o Rei foi canonizado como São Luis em 1297.

Outro fator impressionante foi o valor em dinheiro envolvendo a Igreja. Enquanto ela custou 45 mil libras, as relíquias custaram três vezes esse valor, o que foi totalmente exorbitante.

maxresdefault

A parte externa é em estilo gótico e realmente não revela o que vai ser encontrado lá dentro.

Na parte de baixo a Chapelle Basse (capela baixa) você vai ver uma pequena igreja de cores fortes com seu teto azul toda estampada com a Flor de Liz dourada, símbolo da nobreza francesa e no fundo uma imagem de São Luís, o rei Luís IX.  É bem diferente das igrejas de pedra que você vai ver pela Europa, então chama muito a atenção. Pena que uma parte dela está cheia de lojinhas que vendem souvenir.

1024px-St_chapelle_lower_21e771fa-f8c4-4c1d-b375-0de705cd59eb-prv

É a construção com a maior metragem coberta por vitrais que existe. Nas laterais apenas as vigas que separam os 15 vitrais com mais de 15 metros de altura é que são de pedra. São ao todo 1.113 imagens que conta toda a historia da Bíblia desde a Criação até a Ressurreição de Cristo. Um dos vitrais ainda conta a historia das relíquias.

É bem complicado entender a história pelos desenhos, está contada da esquerda para a direita e de baixo para cima, mas acredito que numa época em que a maioria dos fiéis eram analfabetos devia funcionar.

Dicas:

  • Vá com tempo de ficar na fila, pois é preciso passar por detectores de metais e segurança antibomba, já que é junto ao prédio do Palácio da Justiça. É proibido entrar com objetos metálicos, facas, tesouras e qualquer outro instrumento de metal pontiagudo ou cortante.
  • Se for durante o inverno se prepare para passar frio. Lá dentro é bem, mas bem mais frio do que na rua.
  • Compre o ingresso integrado com a visita a Conciergerie.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

8 Boulevard du Palais, 75001 Paris, França

Horário de funcionamentoDiariamente

1 de Março a 31 de Outubro: 9:30 às 18:00 /1 de Novembro a 28 de Fevereiro: 9:00 às 17:00

Fechado: 1 de Janeiro/1 de Maio/ 25 de Dezembro

Metro: Châtelet, Saint-Michel, Cité.

Site: www.sainte-chapelle.monuments-nationaux.fr

fonte: http://www.aquelelugar.com.br

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s