Brasil e França assinam acordo para ‘visto mochileiro’

Os governos do Brasil e da França firmaram  um acordo que deverá facilitar um intercâmbio de “mochileiros” entre os dois países. O ato, assinado pelos presidentes Dilma Rousseff e François Hollande, permite que jovens de 18 a 30 anos possam viajar e trabalhar no outro país por um período de até um ano.

pelo princípio de reciprocidade diplomática, o visto de turismo não é exigido para cidadãos dos dois países por um período de três meses. A autorização de entrada, no entanto, não permite atividades remuneradas.

Informalmente chamado de “visto mochileiro” pela diplomacia brasileira, o acordo turismo-trabalho precisa ser ratificado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal. Se o rito correr de maneira rápida, como é esperado, a nova modalidade de visto já deve valer em 2014.

A quantidade de visto terá um limite anual. Hoje, o Brasil já possui um acordo similar com a Nova Zelândia e cada país emite, no máximo, 300 “vistos mochileiro” por ano. Para conseguir este tipo de autorização, também será exigido seguro-saúde e comprovação de recursos financeiros – mesmo que o jovem tenha a intenção de trabalhar para complementar renda.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s