Morte de Serge Gainsbourg completa 25 anos

Artista é famoso até hoje por suas composições carregadas de insinuações sexuais.

Cantor, compositor, ator, diretor, pianista, artista plástico, escritor, pintor, amantes de belas mulheres e escandaloso. Há exatos 25 anos, morreu Lucien Ginsburg, mais conhecido como Serge Gainsbourg, um artista que usava a polêmica e fortes paixões como fontes de inspiração para compor suas canções carregadas de insinuações sexuais.

Nascido em 2 de abril de 1928, em Paris, filho de judeus, Serge começou a vida pintando e fazendo trabalhos esporádicos como pianista. O primeiro álbum, Du chant à la une!…, veio em 1958. Sua música, em geral, é de estilo bastante particular e difícil de ser enquadrado em um só gênero, passeando por jazz, rock, pop e new wave, para citar alguns.

A canção mais conhecida do artista, a explícita “Je T’aime… Moi Non Plus” (1969), um dueto com a atriz e cantora britânica Jane Birkin, sua esposa à época, é apenas uma das muitas faixas de sua prolífica carreira, que ainda gerou “Les Sucettes”, “Bonnie and Clyde” (cantada ao lado da então amante Brigitte Bardot), a excêntrica e controversa “Lemon Incest” (em parceria com a filha Charlotte Gainsbourg), entre muitas outras.

Como dá para notar pelo histórico de suas composições, os intensos namoros que permearam sua vida pessoal (que costumava ser manchete tanto quanto sua obra) serviram de combustível para a carreira. Serge teve entre suas paixões a atriz Brigitte Bardot, que era casada quando ele a conheceu. Ela foi uma de suas maiores inspirações e este período de sua vida rendeu grandes composições (inclusive, ele dedicou a ela o disco e a canção Initials BB). Posteriormente, envolveu-se com a jovem Jane Birkin, com quem teve 13 anos de romance turbulento. Como resultado do relacionamento com ela, que foi uma de suas maiores musas, nasceu a também cantora e atriz Charlotte Gainsbourg (que atuou em 21 Gramas e Jane Eyre – Encontro com o Amor, entre outros).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s