Autor de “O Pequeno Príncipe” esteve várias vezes no Brasil

 

O primeiro livro O Pequeno Príncipe lançado na França faz 70 anos. Para celebrar a efeméride, um dos mais lidos livros do mundo ganhou uma bela exposição na cidade de Vesailles. Na mostra, chama a atenção uma passagem da vida do criador da obra que pouca gente conhece: Antoine de Saint-Exupéry esteve várias vezes no Brasil entre os anos 1920 e 1930.

Piloto dos aviões da companhia Aeropostale, que entregava correspondências mundo afora, o autor de O Pequeno Príncipe voava em uma época na qual cruzar o Oceano Atlântico pelo hemisfério norte era proibido. Para se chegar até a América do Sul, era preciso voar sobre o território africano até a altura do Brasil.

Propaganda da Aéropostale mostrando a rota dos pilotos, que incluía o Brasil.

A partir da África, cruzava-se o Atlântico até chegar a Fernando de Noronha onde, de acordo com registros históricos da companhia Air France, Saint-Exupéry pousava antes de partir para o sul do continente americano e seguir a rota (como pode ser vista na foto acima).

Teria a natureza exuberante do litoral brasileiro inspirado o escritor em alguma passagem do Pequeno Príncipe? Nada é evidente na biografia deste aventureiro, que ganhava a vida como piloto de avião e cursou Belas Artes em estudos acadêmicos

Aquarela original desenhada pelo autor de O Pequeno Príncipe em 1943.

O menino registrado com nome pomposo, Antoine Jean-Baptiste Roger Marie de Saint-Exupéry, foi um homem  tímido, mas sedutor. Gostava de desenhar e não era afeito a cumprir ordens. Sofreu três acidentes de avião, sendo o segundo em um deserto marroquino, que teria inspirado a história do Pequeno Príncipe, e o último, fatal.

Como piloto da Aeropostale, viajava até a Argentina, onde conheceu sua mulher, Consuelo de Saint-Exupéry, uma argentina de origem salvadorenha. Foi ela quem esculpiu a estátua de bronze do Pequeno Príncipe, exposta pela primeira vez na mostra Le Peit Prince à Versailles

O Pequeno Príncipe foi lançado pela primeira vez nos Estados Unidos em 1943. Mas somente três anos depois o livro, lido por mais de 330 milhões de pessoas e traduzido para 260 línguas diferentes, foi finalmente  lançado em seu país de origem. A data já começa a ser comemorada este ano na França, com a exposição sobre a obra e o autor, cheia de revelações inéditas.

O espaço do evento é o antigo hospital real da cidade, transformado no L’Espace Richaud. Inaugurado em abril deste ano, a exposição Le Petit Prince à Versailles é a primeira mostra de grande porte que o espaço acolhe.

A exposição tem momentos encantadores, como o do making off da abertura do último longa-metragem baseado na história de Saint-Exupéry, de Mark Osborne, todo feito em aquarela. Como disse o curador da exposição, Guillaume Pahlawan, trata-se de um evento para múltiplas gerações, capaz de agradar avós, pais e filhos.

Uma delicadeza da exposição são tanto as placas informativas como algumas esculturas e instalações estarem em altura mais baixa, para que as crianças possam ver os desenhos e ler as informações sem precisar fazer tanto esforço.
Quem estiver por Paris e colocou a visita ao palácio de Versailles no roteiro
deve considerar ir até o centro da cidade real e aproveitar a exposição sobre a obra e seu autor.

SERVIÇO:
O L’Espace Richaud fica no número 78 do boulevard de la Reine, 78000 Versailles.
Horários: de terça a domingo, entre 12h e 19h (fechado às segundas e quintas-feiras)
A exposição Le Petit Prince à Paris fica em cartaz de 25 de novembro de 2015 até 26 de fevereiro de 2016.

Anúncios

Um comentário

  1. Antoine de Saint-Exupéry, E VERDADE QUE ELE VISITOU O BRASIL DIVERSAS VERSES, NUMA DELAS ELE TEVE QUE FAZER UM VOO FORÇADO AQUI NO CAMPECHE/FLORIANOPOLIS ONDE ELE SE TORNOU MUITO AMIGO DE UM SENHOR CUJO APELIDO ERA SEU DECA, TEMOS AQUI UMA PRACINHA COM O BUSTO

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s